Transformação Digital: como departamentos jurídicos estão agregando valor aos negócios

Em um passado recente, os departamentos jurídicos eram vistos como áreas de atuação reativa, sendo acionados quase que exclusivamente quando surgia algum problema legal. Esse ainda é um desafio para muitos advogados corporativos, hoje, 39% das empresas não veem seu departamento jurídico como uma área estratégica – de acordo com a percepção dos próprios gestores da área que responderam à pesquisa Análise Advocacia.

No entanto, movido pelas atuais necessidades do mercado, de inovação e foco na experiência do cliente, esse cenário vem mudando. Cada vez mais os departamentos jurídicos têm se integrado com as outras áreas, participando na tomada de decisões em uma gestão mais colaborativa.

Na era da transformação digital das empresas, os departamentos jurídicos, como parte importante desse todo, precisam compreender as necessidades dos clientes e ser atuantes na apresentação de soluções que aumentem os resultados e aprimorem a experiência dos clientes.

Mas, afinal, o que é a transformação digital?

A indústria 4.0, ou quarta revolução industrial, é um conceito apresentado pelo alemão Klaus Schwab, diretor e fundador do Fórum Econômico Mundial. Segundo ele, a industrialização atingiu uma nova fase que “transformará fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos”. O motor dessa transformação? A aplicação da tecnologia no nosso dia-a-dia.

Não só os processos industriais são atingidos pela mudança, mas também as práticas de gestão e outras que acreditávamos ser exclusivamente intelectuais e afastadas da tecnologia, como a atividade jurídica.

A transformação digital nas empresas começa mudando a forma de pensar. É preciso enxergar a tecnologia como uma aliada para melhores resultados. Assim, é possível operar e oferecer produtos e serviços que melhor atendam às necessidades dos clientes externos e internos.

 

A cultura data-driven impulsionando a advocacia corporativa

Na era da transformação digital, as empresas precisam analisar os dados coletados antes de toda decisão, e considerar que tais dados vêm de dentro e de fora da companhia.

O relatório 100 Data and Analytics Predictions Through 2021, da Consultoria Gartner, alerta que “para capitalizar as oportunidades que podem ser identificadas, os dados e análises precisam ser pensados ​​como uma camada dos negócios digitais, assumindo um papel mais ativo e dinâmico no fortalecimento das atividades de toda a organização, não apenas refletindo informações sobre o passado”.

O relatório aponta, ainda, que nos últimos três anos, as empresas produziram mais de 90% do total de dados armazenados historicamente. Porém nem todos esses dados são utilizados de forma estratégica para gerar aumento nas oportunidades de negócios.

Trazendo essa cultura data-driven para os departamentos jurídicos, a ATIVA constrói bancos de dados de garantias extremamente precisos, ajudando seus clientes a gerar caixa através da recuperação, substituição e conciliação de depósitos judiciais, além de mapear e fornecer dados qualificados essenciais ao controle e gestão da empresa.

 

Departamentos jurídicos como centro de valor

Os departamentos jurídicos sempre foram vistos pelas empresas como centros de custo, incapazes de, diretamente, gerar valor ao negócio. Porém, a transformação digital trouxe uma mudança nessa visão, posicionando-os proativamente.

Tendo em vista que o objetivo principal passou a ser a geração de valor para o cliente, e que a transformação digital, para ser bem-sucedida, deve envolver todas as áreas da empresa, os departamentos jurídicos tiveram sua missão ampliada.

Hoje, além de atuarem na solução dos problemas legais, também têm a função de mitigar riscos e agir em colaboração com outros setores da empresa para criar novas oportunidades de negócios. Contar com um software de inteligência jurídica faz toda a diferença para gestores que estão encarando essa missão.

Já imaginou se a sua empresa tivesse o controle total sobre todos os valores depositados como garantia judicial? Quanta diferença, não é!

 

A ATIVA é a inteligência jurídica que transforma departamentos jurídicos de todo o Brasil em centros de valor para os negócios.

__________________________________________________________________

Fontes:

https://www.axiomlaw.com/blog/how-does-the-legal-function-demonstrate-value-to-business

https://www.forbes.com/sites/markcohen1/2021/01/11/why-cant-the-legal-function-prove-its-value/?sh=10f2ceffcd6f

https://transformacaodigital.com/juridico/departamentos-juridicos/

https://digilandia.io/transformacao-digital/transformacao-digital/

https://www.aurum.com.br/blog/departamento-juridico-em-uma-empresa/

https://syhus.com.br/2016/12/23/contabilidade-por-centro-de-custo/

https://emtemp.gcom.cloud/ngw/globalassets/en/doc/documents/3746424-100-data-and-analytics-predictions-through-2021.pdf