Legal Ops ou Controladoria Jurídica? Conheça as diferenças
Em um mundo cada vez mais dinâmico e tecnológico, a necessidade por aprimoramento de processos é constante e isso não é diferente para a área jurídica. Sejam escritórios de advocacia ou organizações, todos estão lidando com demandas mais complexas, necessitando de controle e de uma visão analítica mais ampla. Recentemente, conceitos como Legal Ops e Controladoria Jurídica vêm ganhando popularidade como respostas a este problema, mas você sabe o que cada um propõe?
Legal Ops: eficiência e análise de dados
Abreviação em inglês para Operações Jurídicas, o Legal Ops traz uma abordagem administrativa para o universo das equipes jurídicas. Por meio de acompanhamento de métricas de desempenho, esta forma de gestão visa eliminar possíveis gargalos e que tudo esteja alinhado com o que a organização tem como objetivo.
Por isso, Legal Ops pode até ser considerado um termo bem abrangente, pois lida com uma variedade de áreas, incluindo gerenciamento de projetos, orçamento, conformidade, processos, entre outras. Contudo, uma das características marcantes dessa gestão é a implementação de tecnologias, como softwares de gerenciamento de contratos ou ferramentas de automação de documentos, para simplificar tarefas repetitivas e melhorar a produtividade.
Controladoria Jurídica: organização e compliance
Se por um lado podemos entender o Legal Ops como uma visão mais estratégica sobre toda a operação, a Controladoria Jurídica se atenta à conformidade com a lei de todos os processos jurídicos. Diferente de olhar para indicadores, esta forma de gestão está mais preocupada com questões do dia a dia, como a condução de contratos, o controle de prazos e o cumprimento das obrigações legais e regulatórias.
Em resumo, a Controladoria Jurídica atua como um ponto focal para garantir que as atividades jurídicas da empresa sejam conduzidas de maneira organizada, eficiente e em conformidade com as normas legais.
Essas formas de gestão são opostas ou se complementam?
Apesar de atuarem no universo jurídico, Legal Ops e Controladoria Jurídica possuem claras diferenças, sendo o primeiro focado em otimização a longo prazo e o último com ênfase no compliance operacional. Porém, estão longe de serem antagônicas.
Entender o que cada forma de gestão oferece é a chave para implementá-las de forma sinérgica. Uma operação jurídica saudável precisa se atentar com o curto prazo, mas não pode perder de vista os objetivos macro do escritório ou da empresa. Ao adotar ambas as estratégias, uma garante que os processos sempre se otimizem com o tempo e a outra, que tudo feito pela equipe jurídica esteja dentro dos prazos e da lei.
Para estruturar o seu Legal Ops, conte com a Ativa: nossa plataforma automatizada já recuperou mais de R$1,5 bilhão em garantias para nossos clientes. Entre em contato com nosso time e saiba mais sobre como nossa ferramenta pode te ajudar.